Autocuidado


É fato que nem sempre estamos de bem com vida, que nem sempre as coisas acontecem do jeitinho que gostaríamos e que nem sempre, teremos um bom dia, não é mesmo? Quando estou em um dia ruim (ou uma semana e até mesmo um mês), a primeira coisa que eu deixo pra lá é a vontade de me cuidar. Deixo as unhas acabadas, o cabelo desarrumado, exagero nas comilâncias que eu sei que irão fazer mal pro meu corpo e entre outras coisas, coisas que eu sei que me prejudicam e que não fazem parte da minha maneira de ser. 
Só lembrando que: você pode ser do jeito que quiser, tá bom? Contando que não se machuque ou se prejudique em maneira geral.  
Mas, mal sabia eu que, o que me ajudaria a passar por essa fase não muito boa, seria exatamente ele: o meu autocuidado.

Como o próprio nome já diz, autocuidado é nada menos do que cuidar de si mesmo. Procurar atender todas as necessidades que o nosso corpo e a nossa mente exigem, evitando hábitos maléficos para a nossa saúde física e mental. Obviamente, o autocuidado não cura por si só tudo o que nos incomoda, as vezes, é preciso que façamos a junção do autocuidado à uma ajuda médica e não há nenhum problema com isso, pelo contrário. 

Eu acredito sim, que esta seja uma maneria de nos reconectarmos, que uma boa saúde é a comunhão entre a mente, espírito e o corpo, e também, que um simples gesto no nosso exterior pode agregar o interior. Se cuidar não é fútil, aprenda. Se cuidar é se importar consigo, procurar dar a si mesmo o que há de melhor.

Pensando nisso, quero te propor um desafio: que tal reservar um tempinho pra VOCÊ? Mesmo que seja aquele cinco minutinhos a mais no chuveiro, o importante é que o foco seja você. Eu te prometo que você não vai se arrepender. Se cuida e foca nas boas energias que circulam do seu exterior para o interior e vice e versa.

O que me diz?

16 comentários:

  1. Cuidar de nós, nos amar, é o primeiro passo para que possamos cuidar e amar o outro. Pois de nada adianta, darmos amor e cuidado ao outro se conosco somos desatentos. Nosso corpo é a nossa casa, e para funcionar em perfeitas condições, assim como em uma casa, precisa haver cuidados regulares e atenção redobrada em momentos de crise.

    Adorei o seu post. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Penso que quando a gente se cuida, se gosta, se curte, enfim, tudo flui de maneira mais leve e até mesmo a felicidade se torna mais visível aos nossos olhos. Sem contar que, como a Thay disse, amar a nós mesmos é fundamental para amarmos os outros.

    ResponderExcluir
  3. Devemos nos amar primeiro para depois amar o proximo e cuidar de quem amamos

    ResponderExcluir
  4. Cuidar de nós mesma é uma atitude que temos sempre manter no foco, é importante se cuidar pois levanta a nossa autoestima, pois como mesma disse se cuidar é se importar consigo, adorei o post é uma reflexão para nós bjs.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza o autocuidado é algo que precisamos ter, pois é fruto de quem se ama e tira um tempo para si! Amei seu post motivador.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc em dada palavra, ponto e virgula.
    Quando temos auto conhecimento nós mesmos, não permitimos que ninguém venha nos merecer de nada!
    Abraços,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Realmente eu comecei a melhorar a partir do dia em que comecei a me amar, a me cuidar ... Bjs (•‿•) 💛

    ResponderExcluir
  9. Antes de amar alguém temos que nos amar primeiro e o auto cuidado é uma forma de demonstrar amor por si mesmo, é um carinho que só traz coisas boas.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Precisava ler este post, pois uma coisa que não venho fazendo ultimamente é cuidar de mim. Tenho sido relapsa, e deixado todos os meus problemas transpassarem os cuidados que deveria ter como meu corpo e minha mente. O autocuidado é necessário em nossas vidas, obrigada por me relembrar isto, é muito valioso!

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adorei seu post, realmente quando não estamos bem deixamos de nós cuidar e isso nos deixa mais para baixo ainda.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. O amor próprio é a melhor e mais importante forma de amor. Só podemos amar o outro quando nos amamos primeiro

    ResponderExcluir
  13. Desafio aceito. Eu realmente sempre me deixo para la. Agora que me tornei mamãe de um pet+ as obrigações do dia a dia, tenho esquecido de mim. Mas seu post me fez refletir sobre isso, chegou o momento de mudar.
    Bjos 💜

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    ótimo texto, nos tempo de hoje, as pessoas e até nós mesmo, exigimos demais de nós, e acabamos nos frustrando e deixando de se cuidar. Eu quando estou mal, fico bem desanimada com tudo rs' e cuidar de nós mesmo, é essencial.

    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Daiane!!
    Eu confesso que depois que fui mãe, eu deixei de lado esse cuidado comigo mesma já que o primeiro ano de uma criança é muito cansativo e complicado. Eu tenho retornado algumas atividades nos últimos tempos, pois preciso lembrar sempre que além de mãe, eu sou mulher, eu sou esposa e preciso me sentir bem comigo mesma.
    Ótimo texto!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Gostei da proposta do autocuidado, mas os cinco minutos a mais no chuveiro iria deixar a conta um pouco mais cara. Beijos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.