Empodera aí!


O conhecimento sempre será uma das armas mais poderosas do mundo, seja ela para o bem ou parra o mal. Aqui, iremos focar no bem, tá bom? Porque só ele nos interessa! Se você quiser aprender mais, foque na leitura. É através dela que obtemos informações e podemos exercitar nosso cérebro, podendo vir ser contra ou a favor de uma ideia que nos é passada, despertando nossa crítica e porque não, também autocrítica.
Redigindo este post, me perguntei o que de fato queria passar com ele e a minha ideia vem se formando a cada linha de digitada. Quando falamos em empoderamento, o que vem à sua cabeça? Na minha vem atitude. Formação de opinião. Defesa. Apoio. Um por todos e todos por um.
O termo empoderamento é bem mal interpretado, se pararmos para refletir. Na maioria das vezes, é visto como algo individual, ou uma tomada de ação para se perpetuarem as opressões, mas para o feminismo negro, o empoderamento é coletividade, tratando-se de empoderar não somente a si, mas também aos que estão ao seu redor e por fim, colocar as mulheres à frente como sujeitos ativos de mudança.
O mesmo diz respeito a mudanças não só sociais numa perspectiva antirracista, mas também antielitista e antissexista, por meio das mudanças das instituições sociais e consciência individuais. Precisamos fazer o empoderamento algo presente no nosso cotidiano, o tornando habitual no sentido de reivindicar nosso direto perante à humanidade.
Leia a história do seu povo. Leia sobre as questões raciais, sobre a escravidão, sobre seus ancestrais. Dedique um tempo, por menor que seja, para estudar sua cultura e assim reconhece-la. Não existe uma receita pronta para o empoderamento, mas há um caminho. A missão do empoderamento não é ser autocentrado. Não mesmo. Ele faz parte de uma visão liberal, vai além e chega na consciência dos problemas que afligem nosso povo. Quando uma mulher empodera a si, ela pode empoderar outras.
Abaixo listei alguns filmes e livros, que abordam temas variados, todos eles ligado ao empoderamento. Espero que eles ajudem no seu processo de conhecimento, assim como estão aprimorando o meu, afinal, não se constrói uma ideia da noite para o dia. Isso exige paciência e muita, mas muuuuita leitura:
Livros: Mulher, Raça e Classe – Angela Davis, Nina Rodrigues. Os africanos no Brasil, Clóvis Moura. Rebeliões da senzala, quilombos, insurreições e guerrilhas, Os condenados da Terra – Frantz Fanon e Tornar-se Negro – Neusa Santos Souza.
Filmes: 12 Anos de Escravidão, A Cor Púrpura, Conduzindo Miss Daisy, Tempo de Glória e Mandela: O Caminho Para a Liberdade.

7 comentários:

  1. Esse tema é vasto e cheio de entrelinhas, mas o importante mesmo é conhecer e saber a história!!!

    ResponderExcluir
  2. O conhecimento é fundamental, esse assunto tem tanto pra estudar e pra refletir. confesso que nao li nenhum livro desses e fiquei curiosa pra saber.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Daiane!
    Eu amei o seu post! Super importante para quem realmente quer estudar e conhecer a história. :) Aliás, todos nós deveríamos reservar um tempo para estudar sobre a nossa cultura.

    Parabéns pelo blog!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu já assisti Mandela e foi então que comecei a conhecer um pouquinho mais sobre empoderamento.
    Meu conhecimento é bem pouco comparado ao seu, mas irei anotar todos os livros e filmes pra assistir e ler. Acho isso essencial pra nossa vida!
    E com certeza é mal interpretado, mas quando se busca conhecimento mudamos nosso pensamento.
    Beijinhos e sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  5. Parece que o mundo ainda quer viver dentro de um caixa, quando fala de empoderamento, tem gente que mistura com o feminismo, e com outros assuntos que as vezes não tem nada haver, eu realmente não gosto de descurtir esses tipos de assunto,acho até porque eu acho que eu ainda não sei passar para as pessoas ou elas não querem ouvir, querem permanecer dentro da caixa.

    ResponderExcluir
  6. Empoderamento é um tema muito falado ultimamente, e realmente é muito mal visto apesar de ser super importante. A gente tem que seguir firme, falando e praticando. Vou tentar assistir alguns dos filmes que você indicou!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post! Conhecer, pesquisar e se aprofundar sobre esse assunto é o que todas nós devemos fazer! Sempre correndo atrás de transmitir esse conhecimento a quem nos rodeia!
    Amei suas indicações, os filmes quase todos já assisti e são maravilhosos 💕

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.